Utilidades,Noticias.

ESCOLHER E PREPARAR A MOTO PARA TRILHA.


A moto de trilha não precisa ser necessariamente uma moto especial, tão diferente das motos "originais" com grande numero de modificacões mecânicas e estéticas, entretanto, algumas alterações são relevantes e ate mesmo necessárias para que você sinta-se a vontade para encarar os desafios de uma trilha com menor grau de dificuldade, sem sofrimento, e o principal, com segurança.






1 - Escolha da Moto

Quando pensamos em trilhas de moto, logo associamos a um cenário de natureza , terra,
lama em abundância, atoleiros com dificuldades extremas ........ e isto ainda pode piorar!!!!!
Portanto, devemos pensar nas opções disponiveis no mercado, ao alcance de nossos
bolsos e que proporcione confiabilidade e prazer na pilotagem.
As motos importadas, de alto desempenho e tecnologia (e alto custo de aquisição)
tem como ponto negativo o custo de manutenção, alem da excasses de peças de reposição.
As motos nacionais perdem em tecnologia, mas em contrapartida possuem
ampla gama de peças de reposição, acessórios e custo baixo de manutenção, tornando-se a opção
mais viável para quem esta começando no cenario Off Road ou ainda não tem bala para montar numa especial.

Yamaha DT 180

Considerada a 'Rainha das Trilhas' por sua vocação OffRoad. Moto leve e de fácil manuseio,
com pequenas alterações torna-se uma verdadeira guerreira das trilhas, sendo ainda, apesar
de sua fabricação ter sido interrompida há anos, a moto mais utilizada nas trilhas por todos os
circuitos. Contando com motor 02 tempos refrigerado a ar e uma potência declarada de 16 CV,
freios dianteiros e traseiros a tambor, é a moto mais barata do mercado a disposição dos triêiros.




Tem como ponto fraco o desempenho nos trechos de alta além do sistema de freio dianteiro a tambor.
A DT 180 Z conta com freio dianteiro a disco, o que melhora sensivelmente a eficiência das frenagens.
Como pontos fortes podemos destacar seu baixo custo de manutenção, sua resistência e durabilidade natural, fatores importantes a considerar numa moto de trilha. Preço estimado R$ 1500,00 à R$ 2500,00





Yamaha DT 200 / DT 200 R

Sucessora da DT 180 mas com significativas melhorias mecânicas e estéticas, equipada com motor de 200 cc, refrigerada a água e com uma potência próxima dos 23 CV, conta ainda com um dispositivo elétrico de torque acionado próximo dos 3000 giros, o YPVS. Este equipamento confere a DT 200 uma agilidade e respostas dignas de uma especial, permitindo uma retomada de aceleração forte e consistente em qualquer situacao. Seus pontos fortes são exatamente o desempenho e prazer na tocada.




Tem como maior ponto fraco sua relativa fragilidade e custos de manutenção. Contando com freios dianteiros a disco de série, a versao 200 R ainda conta com freios traseiros a disco, suspensão reforçada a gás e tanque estilizado. Uma otima opção para trilheiros mais experientes e que querem um pouco mais de potência. Preço estimado R$ 1800,00 à R$ 5000,00, dependendo muito do estado de conservação da moto.






Honda XR - 200

Moto da linha Honda com vocação Off Road. Comercializada em larga escala tambem para uso em asfalto, trata-se de uma genuina 04 tempos, com 200 cc, bom torque nas acelerações e 18CV disponiveis . Conta com a ótima suspensao Pro Link e refrigeração a ar. Tem ainda freio dianteiro de série a disco e traseiro a tambor. Excelente opção para quem procura uma moto confiável, de desempenho razoável e facilidade na pilotagem. Seus pontos fracos são a posição de pilotagem, muito deslocada para frente e desempenho na retomada.




Seus pontos fortes são a durabilidade do conjunto e simplicidade de condução , além do bom torque em baixas rotações, baixo consumo e a facilidade da partida elétrica, qualidades fundamentais nas trilhas travadas e atoleiros. Preço Estimado R$ 2800,00 à R$ 5500,00, dependendo do ano e estado.






Honda XR 250 - Tornado

A preferida dos enduristas por sua resistência e desempenho.Contando com motor de 250 cc refrigerado a ar, freio a disco dianteiro de serie, suspensao Pro Link dimensionada, refrigeração a ar e potência de 23 CV, a Tornado tem se destacando no cenario Off road como a melhor opção nacional para quem busca desempenho, durabilidade e prazer na pilotagem. Seu maior ponto fraco fica por conta do peso do conjunto. Para trilhas travadas e atoleiros ela se mostra um tanto pesada, exigindo um esforço adicional do condutor.




Em compensação para trilhas de alta, ela esbanja desempenho. O motorzão puxa mesmo em qualquer faixa de giros, mostrando-se então leve e transmitindo confiança ao condutor. Seu sistema de freios assusta um pouco no inicio devido sua eficiência, e a posição de pilotagem é uma das melhores vistas ate hoje. Enfim, uma das melhores opções nacionais no cenário Off Road. Preço estimado R$ 5000,00 à R$10500,00






Agrale 27.5

A Agrale, apesar de sua grande tradição no cenário Off Road, deixou seu público na mão com a interrupção de sua linha de fabricação no Brasil há alguns anos atrás. Moto de origem Italiana, diga-se Cagiva nacionalizada, resistente e de ótimo desempenho nas trilhas. Foi campeã de MX nas mãos do piloto paranaense, Nivanor Bernardes. No entanto é pouco encontrada pelas trilhas de São Paulo. Segundo informações a fábrica, localizada em RS, ainda disponibiliza peças novas para todos modelos. Vale a pena conferir.



CR 250 R
Agora, se você tem bala e não quer andar atrás de ninguém na trilha, seja ela travada ou de alta, recomendamos montar numa das mais potentes e nervosas (sonho de qualquer Tiêiro) a CR 250.
A CR foi desenvolvida especialmente pra MX, ou seja, aguentar "Cacete".
Verdadeiro Motor Canhão monocilíndrico de 250CC com potência de 45 CV e R.P.M 8000 m-1(95/1/EC). O maior torque da categoria (4 tempos nunca vai se igualar) deixa qualquer uma comendo poeira. Seu peso a seco é de 96.6 kg pois grande parte da moto é feita de materiais leves como Alumínio e Magnésio. Suas suspensões são excelentes, com diversos ajustes e regulagens. Freios a disco na dianteira e traseira, possibilitam frenagens firmes em qualquer situação.



tem alguma duvida que com ela vc não vai ficar pra traz?
Só se você for muito medroso porque se acelerar muito forte é ate perigoso quebra o pescoço.


Arquivios